top of page

Vazamentos de água entre apartamentos. Como lidar?

Foto do escritor: Rogério ZuchettoRogério Zuchetto

Vamos imaginar a seguinte situação: Você chega em casa e percebe uma grande mancha amarelada no teto do banheiro, ou mesmo água escorrendo pela parede. Como saber se a responsabilidade em realizar o reparo é sua, do vizinho de cima, ou mesmo do condomínio?


Primeiro é preciso saber que os edifícios têm uma rede de encanamento vertical (chamada de prumada), e a ligação horizontal para os apartamentos.


Quando o vazamento está na prumada do edifício, a responsabilidade do reparo normalmente será do condomínio, inclusive as obra que forem necessárias nos apartamentos relacionadas aos problemas com essa rede de canos. Agora, quando o dano é na rede horizontal, ou seja, no encanamento que leva a água para os apartamentos, a responsabilidade no reparo é do apartamento onde está o vazamento.

Se o vazamento realmente tiver origem em outro apartamento que não o seu, não adianta procurar o síndico para resolver a questão. Nesse caso, como não cabe ao síndico esta responsabilidade, tente, primeiramente, resolver a questão de forma amigável com o seu vizinho.


Caso o vizinho não efetue os reparos necessários, recomenda-se formalizar o comunicado através de uma notificação em duas vias impressas e assinadas por ambas as partes, ficando uma via com você e outra via com o vizinho.


Mas, se mesmo assim o vizinho se recusar a tomar as providências, a solução será entrar com uma ação no Juizado Especial Cível. Pode-se, inclusive, obter liminar para efetuar os reparos, além de solicitar possível indenização.


Oferecemos todo o suporte ao síndico e ao corpo diretivo no dia a dia do condomínio, estando ao lado do gestor para orientá-lo com informações confiáveis, resultando em decisões que impactam positivamente na vida do condomínio. O nosso compromisso é tornar a vida em condomínio cada vez melhor, oferecendo atendimento dedicado e construindo uma relação de confiança através da qualidade do serviço entregue. Conte com a ROZZ Administração de Condomínios. Clique aqui e saiba mais.

Comentarios


bottom of page