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Síndico, administradora e condôminos – As mudanças causadas pela tecnologia

danielasmirne

Não há dúvidas de que a tecnologia, incluindo os aplicativos para celulares, estão cada vez mais presentes na vida das pessoas de uma maneira geral, seja para diversão, fins comerciais ou excelentes ferramentas de trabalho. Nos condomínios não tem sido diferente, essas ferramentas têm facilitado o dia a dia dos síndicos junto às administradoras e aos condôminos. Elas facilitam a organização do trabalho e contato, além de permitir que a gestão administrativa possa agilizar e melhorar o desempenho otimizando tempo de todos os envolvidos.


Os APPs agilizam o contato dos condôminos junto a administradora, demandando menos do síndico que já tem tantas responsabilidades. Através deles tornou-se mais fácil a locação de espaços sociais do condomínio, a emissão de segunda via de boleto, solicitação de informações, prestação de contas, informação de contas a pagar e a receber, tudo com poucos clicks. Também algumas funções que antes eram executadas por funcionários do condomínio, hoje são conduzidas por sistemas que programam o acendimento automático das luminárias, que permitem a abertura remota de portões entre outras atividades que tem como aliada a tecnologia.



Com isso levantamos um questionamento:


O que adianta o síndico criar um grupo de WhatsApp entre moradores ou conselheiros para ficar prestando atendimento o dia todo?

De fato, como mencionamos, o atendimento de demanda é papel da administradora, o síndico pode sim ter um grupo de WhatsApp, mas as administradoras que utilizam tecnologia já disponibilizam dentro dos APPS canais para divulgar o trabalho feito pelo síndico, melhorias que estão sendo realizadas, enviar fotos das obras, comunicados diversos, mantendo conexão com aqueles que queiram acompanhar uma boa gestão condominial.


Nos tempos atuais, os aplicativos têm auxiliado e muito na realização de reuniões mensais e assembleias condominiais, o que as estatísticas demonstram é que os condôminos têm preferido o formato virtual, e a participação tem aumentado bastante.

No entanto, o direito dos condôminos precisa ser respeitado acima da praticidade dos novos tempos. Cabe ao síndico e a administradora enviar informativos aos moradores sobre essas ferramentas e aplicativos e ensiná-los a utilizar de forma prática e objetiva.


Lembramos ainda que nem todas as pessoas tem acesso a essa tecnologia, seja por falta de interesse, pela idade ou ainda dificuldades em entender suas funcionalidades, o que não dispensa os avisos colocados em elevadores ou ainda alguns avisos impressos.

Vale lembrar que uma boa gestão é aquela participativa, comunicativa, e bem assessorada por uma administradora competente e transparente.


Esteja atento: Para que um síndico dedique-se à efetiva gestão do condomínio, precisa delegar as atribuições administrativas , financeiras e de recursos humanos para uma administradora que se faz presente de forma competente, ágil e transparente.

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