top of page

Quem paga as despesas extras de condomínio? Inquilino ou proprietário?

danielasmirne


Vamos tirar as dúvidas sobre as taxas extras, pois os condôminos não gostam de taxas inesperadas não é mesmo?


Se o condomínio está alto deve-se avaliar a conta e verificar todas as despesas cobradas, lembrando que as despesas extraordinárias deverão ser de responsabilidade do dono do imóvel e as despesas do dia a dia e de manutenção são de responsabilidade do inquilino.


Despesas como pintura do condomínio ou reformas para modernização, essas são consideradas gastos extraordinários, ou seja, despesas que valorizam o imóvel. Conforme a Lei do Inquilinato (nº 8.245/91), cabe ao locador pagar as despesas extraordinárias do condomínio.


Agora, as despesas extras com funcionários, manutenção de elevadores, entre outras, essas são consideradas gastos referente ao uso.


Despesas relacionadas ao uso e manutenção pertencem ao morador do imóvel.


Vale lembrar que taxas extras só podem ser cobradas após a aprovação em assembleia do condomínio e devem ser sempre justificadas, salvo exceção de despesas urgentes, que são raras de acontecer.


E aí, como está o valor do seu condomínio?

Nós da ROZZ Administração de Condomínios estamos sempre atentos às boas práticas do mercado condominial. Auxiliamos o síndico e o corpo diretivo do condomínio na implantação de melhorias e elaboramos um plano de ação que contemple redução de custos, aumento da arrecadação, diminuição de reclamações e melhoria na manutenção do condomínio.


Conheça nossos diferenciais clicando aqui.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page