top of page

Quais os limites de atuação dos síndicos?

danielasmirne


O síndico tem um papel de muita responsabilidade no condomínio, sabemos que qualquer erro praticado pode ocasionar em sérios prejuízos. A função exige preparação, conhecimento técnico, disponibilidade de tempo, muita paciência e cautela nas decisões e ações.

O síndico representa a sua comunidade cumprindo leis e normas, que estão dispostas no Código Civil, nas leis municipais e estaduais e nos documentos de normas internas, como a Convenção do Condomínio e o Regimento Interno.

A convenção deve registrar normas e regras específicas, assim como o grau de autonomia do síndico para autorização e execução de despesas, especialmente aquelas extraordinárias, ocasionais. Também pode conter as despesas que devem passar por autorização do conselho fiscal ou serem submetidas à votação em assembleia geral.

Mas, quais os limites de atuação do síndico?

O síndico não pode tomar decisões como bem entende, deve sempre pensar em soluções que preserve o bem de todos os condôminos. Assim sendo, não deve firmar contratos de serviços e assumir despesas sem aprovação prévia em assembleia ou que não esteja no planejamento orçamentário anual. Sabemos que gastos desnecessários geram desequilíbrio financeiro do condomínio (assunto que já tratamos no planejamento orçamentário), para isso as contas devem ser apresentadas e bem organizadas para um melhor controle.


Seguimos com outros exemplos que são comuns e impactantes na gestão do síndico:


-É responsabilidade do síndico a gestão de funcionários, no entanto, dar ordens diretamente a funcionários terceirizados isso pode configurar subordinação e causar problemas trabalhistas. As sugestões devem ser dadas diretamente à empresa contratada, que repassará à equipe.

-Fique atento a inadimplência, mas seja cauteloso no momento da cobrança, pois o devedor jamais poderá ser exposto.

-O síndico não deve tomar partido de um determinado morador, não pode negligenciar regras de convivência e deixar de advertir e multar moradores transgressores das normas. Advertências e multas devem ser aplicadas de acordo com a convenção e regimento interno do condomínio.

São muitas as responsabilidades de um síndico, e ele está submetido a todas as sanções legais previstas para quem comete infrações penais ou cíveis. Portanto, a qualidade de vida dos condôminos depende muito da gestão desenvolvida pelo síndico e como ele é assessorado na administração das atividades. Quando se tem informações e ações confiáveis, assim como o direcionamento claro, as soluções são alcançadas e a vida condominial é mais saudável.


Nós da ROZZ estamos sempre próximos ao síndico para ajudar nas questões do dia a dia, como também apoiamos em todo o seu planejamento estratégico, apresentando soluções e práticas inovadoras de gestão. Levamos em conta as particularidades de cada empreendimento, desenvolvendo um plano de ação específico e simplificando o dia a dia.

Estamos sempre atentos às novidades do mercado que auxiliem na redução de custos para os nossos clientes. Negociamos com fornecedores e prestadores de serviços buscando a melhor oportunidade com o menor custo. Entre em contato clicando aqui.


Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page