Gestão de funcionários nos condomínios
Os funcionários estão organizados, capacitados e realizam suas atividades com qualidade?
![](https://static.wixstatic.com/media/11062b_f46e88a7b7a34d0e92941f1980c997d0~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/11062b_f46e88a7b7a34d0e92941f1980c997d0~mv2.jpg)
A gestão deve ter boa comunicação, oferecer treinamentos, estabelecer tarefas de forma bem definidas, oferecer material adequado para realização do trabalho e ter conhecimento sobre as regras legais. A administradora tem papel fundamental nessa gestão e poderá auxiliar o síndico, que muitas vezes, está sobrecarregado com outras funções.
O que as administradoras podem fazer?
-Planejar rotinas de trabalho;
-Auxiliar na contratação de funcionários;
-Oferecer treinamento aos funcionários;
-Elaborar relatórios de operação;
-Profissionalizar a rotina e tarefas;
-Controle financeiro;
-Auxílio jurídico e contábil.
A gestão de funcionários não é uma tarefa fácil, demanda tempo, precisa de comunicação aberta com os colaboradores, valorização do trabalho diário, além de estar atento às legislações vigentes. Alguns condomínios adotam a terceirização de serviços, que se torna vantajosa quando não impacta na folha de pagamento, diminuindo os gastos. Nesse caso, a empresa contratada ficará responsável pelas atribuições já mencionadas.
A regra mais relevante da lei é a responsabilidade subsidiária do condomínio. A
nova lei dispõe que “a empresa contratante é subsidiariamente responsável pelas obrigações trabalhistas referentes ao período em que ocorrer a prestação de serviços”. Ou seja, se a empresa terceirizada, que é a principal responsável pelo pagamento dos débitos, não arcar com suas obrigações, o condomínio poderá ser responsabilizado em eventual ação trabalhista.
Por isso, a administradora tem novamente um papel importante, pois auxiliará o síndico na hora de escolher a empresa terceirizada, consultando referências, avaliando as garantias do contrato, verificando as certidões negativas de débito da empresa, dentre outros cuidados.
Uma boa medida, que não poderíamos deixar de mencionar para se fazer uma eficiente gestão de funcionários no condomínio é contar com o auxílio da tecnologia. A administração não precisa ser tão complicada com documentos infinitos em papel, reservas por livros físicos e outras ferramentas ultrapassadas. Com a ajuda de uma plataforma de gestão para condomínios, todo esse controle (contratos de trabalho, contratos de fornecedores e prestadores de serviços, controle de ponto, controle de rotinas e manutenção) pode ser mais fácil. Ela centraliza dados sobre todos os funcionários e prestadores de serviços, possibilitando um controle dos contratos e dos direitos. Assim, o síndico consegue tomar decisões mais certeiras e fundamentadas, atingindo resultados positivos.
Comments