Atualmente, as assembleias para escolha de síndico costumam ser concorridas, pois além dos demais síndicos profissionais que estão participando da concorrência (normalmente 03 concorrentes) algumas vezes aparecem moradores também interessados na eleição.
Mas como se destacar e conseguir mais votos para a eleição?
O candidato a síndico deve estar informado a respeito das necessidades do condomínio para o qual está encaminhando a sua proposta. Cada condomínio tem um perfil diferente e exige uma gestão personalizada de acordo com sua demanda, então estar informado é estar preparado para apresentar sua proposta da forma personalizada.
Avalie o seu perfil, e o quanto está preparado para assumir a função, sabemos que um candidato a sindicância deve apresentar um perfil específico, ou seja, conciliador, disposto a ser um bom ouvinte. No dia a dia do condomínio surgem diversos problemas que não podem influenciar de forma negativa o trabalho, pelo contrário, o síndico deve procurar as melhores soluções recorrendo aos seus conhecimentos e competências.
Não leve em consideração somente as questões financeiras, o plus no salário, pois as responsabilidades do síndico são inúmeras, e como mencionamos cada condomínio é um desafio diferente. Tenha certeza que a nova oportunidade esteja enquadrada em seus objetivos.
Para ser síndico é necessário ter conhecimento da legislação que rege a matéria dos condomínios (legislações específicas, NRs, instruções normativas), procure também ter acesso ao regimento e a convenção do condomínio ao qual está se candidatando à síndico, são ferramentas importantes para sua futura gestão. Aproveitando que estamos falando de conhecimento, busque novos conhecimentos na área, novos cursos, participe de palestras, lives e encontros com outros síndicos. Entendemos que o cargo de síndico exige uma constante reciclagem e atualização.
Para participar de uma assembleia de disputa de cargo é fundamental que o candidato a síndico apresente um plano de ação ao condomínio para o qual está se candidatando, procure verificar o que já está em andamento no condomínio, indique um início para o projeto e os resultados que pretende alcançar.
Fique atento na assembleia para ouvir o que os condôminos esperam da nova gestão, procure se posicionar oferecendo uma proposta inteligente e que corresponda as expectativas.
Apresente na assembleia de forma clara e objetiva seu briefing profissional, apresentando suas qualificações, especializações, seus pontos fortes. Coloque à disposição suas referências profissionais.
Não esqueça, sendo eleito cuide para que tudo que você “vendeu” na assembleia seja cumprido no seu plano de ação. Um profissional qualificado torna-se um agregador para o condomínio e uma gestão bem executada contribui para a sua reeleição.
Esteja atento: Para que um síndico dedique-se à efetiva gestão do condomínio, precisa delegar as atribuições administrativas , financeiras e de recursos humanos para uma administradora que se faz presente de forma competente, ágil e transparente.
Comments