Socialização e interação entre vizinhos é uma preocupação que tenho sempre que trabalho em condomínios residenciais, pois ajuda em muito eventuais soluções de conflitos e gera um ambiente mais cordial e amigável. Trabalhando isso, os bazares de artesanato e alimentação sempre são sucesso de público e ajudam nessa integração das famílias.
![](https://static.wixstatic.com/media/a27d24_270006d251ef458cafac097d9f71e6a2~mv2.jpg/v1/fill/w_115,h_77,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/a27d24_270006d251ef458cafac097d9f71e6a2~mv2.jpg)
Em um condomínio residencial com mais de 100 unidades você sempre vai achar pessoas que fazem artesanato, como arranjos de flores, crochê, bijuterias, pintura, roupas, entre outros, como também aqueles que fazem bombons, bolos, tortas salgadas e outras delícias caseiras. Mas será que todos nós sabemos que tão perto encontramos pessoas tão habilidosas com itens que adoraríamos comprar?
Com uma reunião noturna ou de final de semana é possível cadastrar os moradores interessados em participar, escolher uma data (sugiro antes de datas comemorativas, como dia das mães, Páscoa e Natal) e dividir eventuais custos de impressão de cartazes e decoração do espaço, que pode ser o salão de festas ou um outro espaço coberto disponível. Para estimular a participação dos demais moradores também cada expositor pode doar um item para ser sorteado no final do bazar entre as pessoas que compraram algo, e também disponibilizar uma mesa de café a todos - que já é um ótimo incentivo para as pessoas pararem para conversar e olhar o bazar.
Estimule também os moradores a convidarem seus parentes para prestigiarem esse bazar. Você perceberá que se tornará um evento divertido e com muitos novos contatos. O custo para participação é pequeno, os expositores acabam tendo algum retorno e, principalmente, a integração entre os moradores sempre é bem grande.