top of page

Até quanto o síndico pode gastar?

Foto do escritor: Rogério ZuchettoRogério Zuchetto

Atualizado: 27 de mar. de 2020


Uma das muitas responsabilidades que o síndico tem é a de gerenciar o dinheiro que é arrecadado todo mês no condomínio, dinheiro esse que é de todos os condôminos. Existe muito mais coisas a serem feitas do que apenas pagar funcionários e contas de consumo recorrente, como luz ou água. Pensar em guardar um pouco para momentos de aperto deve ser sim uma preocupação (fundo de reserva), afinal nunca sabemos quando podemos precisar usar nossas economias, mas também não podemos deixar de executar as obras necessárias para a manutenção e conservação das áreas comuns, que também fazem parte do patrimônio e estando bem cuidadas valorizam o bem de todos.


Agora, como o síndico deve decidir o que é prioridade daquilo que pode deixar para depois? Ou mesmo o que ele precisa de aprovação em assembléia e o que pode aprovar?


Veja um resumo que preparamos para auxiliar nessas dúvidas:


1) Obras e manutenções necessárias: São as intervenções onde o síndico tem a obrigação de fazer para evitar a deterioração do condomínio. Uma bomba d'água quebrou? O síndico tem que mandar arrumar ou se o reparo não compensar comprar uma nova. O piso do hall social está soltando? É preciso arrumar essa área.

Tudo aquilo que é preciso fazer para manter o condomínio o síndico pode aprovar, desde que não sejam vultuosas. Para valores altos, onde o valor é significativo com a arrecadação mensal do condomínio, é sempre importante convocar uma assembléia e ter aprovação de maioria dos presentes.


2) Obras úteis: Devemos pensar nas intervenções que são importantes, como ampliação de um espaço de lazer, individualização da água, instalação de um novo equipamento entre outras coisas. Como o código civil coloca, é aquilo que "aumenta ou facilita o uso da coisa". Sempre que estiver implantando algo novo ou melhorando o que se tem é importante a assembléia com aprovação de maioria do todo, ou seja, se o condomínio possui 100 unidades, é correto que 51 aprovem a medida para que não exista questionamento futuro.


3) Obras de grande valor: Vamos supor que o síndico queira construir uma nova quadra de tênis. Mesmo tendo dinheiro guardado será preciso uma assembléia com aprovação de 2/3 do todo.


Nós da Rozz Administração Profissional damos toda a assessoria ao síndico e ao corpo diretivo de como gerir o dinheiro do condomínio. Tenha assessoria administrativa, recursos humanos, fiscal, cotação para compras e serviços, diligência a órgãos públicos, cartórios, prestações de contas, planejamento e implantação de plano de ação, malotes, cobrança de inadimplentes e todos os serviços do nosso portfólio. Marque uma visita!


249 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page