PROJETOS - SÍNDICO PROFISSIONAL
GNT - DECORA
Em parceria com os moradores do condomínio Bois de Bologne, em São Paulo/SP, elegemos uma criança moradora do condomínio para ser a síndica mirim. Durante as reuniões com as crianças percebemos o ótimo engajamento de todos e decidimos efetuar, em conjunto, a inscrição do condomínio no programa da GNT - Decora para a reforma da brinquedoteca. Fomos selecionados e o programa "Brinquedoteca da Galera" foi ao ar em 12/10/2017 - Temporada 11, episódio 23.
Plano Diretor para o condomínio
Acredito que todo condomínio tenha que ter um plano diretor contendo:
• Pesquisa com os condôminos para definição das prioridades do condomínio,
• Metas para a gestão, buscando uma real redução de reclamações, prazos para realização das manutenções e redução da inadimplência,
• Prioridade de projetos para serem deliberados em assembleia,
• Manual de procedimentos das funções e rotinas de todos os colaboradores,
• Cronograma de manutenção e conservação das áreas comuns,
• Previsão orçamentária.
Síndico Mirim
Ter um representante que dê voz às crianças e adolescentes propicia uma ótima integração dos jovens com o condomínio. O síndico mirim fica responsável em fazer reuniões com os jovens e trazer as reivindicações de melhorias ao síndico, divulgar campanhas pelo condomínio, promover a conscientização de que todos devem cuidar do ambiente em que vivemos etc.
Adequação de espaços para os jovens
Crianças precisam gastar energia, já os jovens gostam de locais onde possam ficar para conversar e se divertir. Com uma destinação clara para cada espaço, investindo em itens que ajudem a esses objetivos teremos um ambiente mais harmônico e aconchegante, além de ajudar a manter todo o condomínio organizado e mais convidativo à socialização.
Reuniões mais participativas com os moradores
Regularmente é imprescindível efetuar reuniões com o corpo diretivo e aberta aos moradores para apresentarmos as melhorias que estão sendo efetuadas no condomínio, os projetos em andamento, mas acima de tudo para possibilitar que as pessoas possam participar das decisões, sugerindo caminhos e auxiliando o corpo diretivo. Esse engajamento dos moradores é fundamental para que tomemos decisões mais assertivas.
Estabelecimento de metas para diminuição da inadimplência
Sei o quanto é ruim para um condomínio ter uma inadimplência alta, afinal é com o pagamento da taxa de condomínio que são pagas as despesas, e com uma inadimplência alta maior será o rateio para os que pagam. Também acredito que muitas vezes o não pagamento acontece por um problema financeiro pontual. Estabeleço procedimentos para a cobrança da inadimplência, com uma real atuação minha para reduzir esses casos.
Definição das prioridades em segurança e monitoramento
A maioria das pessoas que optam por morar em condomínios são por causa da maior sensação de segurança. Nossa equipe efetua análise sobre possíveis pontos vulneráveis do condomínio e dos procedimentos para acesso de pessoas e veículos e como podemos minimizar eventuais falhas.
Confraternizações em datas comemorativas
Muitos que vivem em prédios acabam nem conhecendo seus vizinhos mais próximos, quanto mais a maioria dos moradores do próprio condomínio. As festas de confraternização em datas como Páscoa, Dia das Crianças, Halloween entre outras é sempre uma ótima oportunidade de integração entre todos.
Programação para manutenção periódica
Quanto maior for o condomínio mais itens o síndico terá que se preocupar e programar a revisão e manutenção. Nossa experiência demonstra que o investimento em uma melhor manutenção preventiva proporciona uma enorme economia, pois aumenta a vida útil dos equipamentos e móveis. Fazemos toda a vistoria programada para identificar a necessidade de manutenção preventiva para evitar compras desnecessárias, além do cronograma para a manutenção de todos os itens de segurança e conservação das áreas comuns.